quinta-feira, 17 de março de 2011

Lenda da Menina Quaresmeira (por Fada Poesia )

Lendas Urbanas




















Lenda da Menina Quaresmeira

Há muitos anos atrás existia , num vilarejo , uma menina chamada Quitéria .
Aos cinco anos de idade , quando foi pela primeira vez na missa da Quaresma , esta garota recebeu a marca das tradicionais cinzas na testa . Ao chegar em casa , Quitéria não quis lavar a marca e passou os quarenta dias da Quaresma rezando e realizando curas . Ela só lavou a testa no domingo de Páscoa . A partir daquele dia , todo o período da Quaresma a menina fazia o mesmo ritual e só limpava a testa na Páscoa . Por isto , esta criança recebeu o apelido de Quaresmeira .
Aos doze anos , Quitéria teve meningite e faleceu .
Um ano depois , nasceu uma árvore ao lado do seu túmulo . Era uma árvore desconhecida com flores roxas . O povo notou que estas flores só apareciam no período da Quaresma , por causa deste fato e pela planta ter nascido ao lado do túmulo de Quitéria , esta árvore recebeu o nome de Quaresmeira .
Diz a lenda que o fantasma de Quitéria sempre sai de dentro de uma Quaresmeira , na época da Quaresma , e este espírito sempre anda com marcas de cinza na testa . Por isto , sempre quem faz um pedido para uma Quaresmeira na época da Quaresma tem o seu sonho realizado .
(Fada Poesia)

Um comentário:

  1. Nunca ouvir falar da lenda da menina quaresmeira,
    mas a lenda em si é muito linda.

    ResponderExcluir